Justificativas e impactos esperados


A ideia de compartilhar conhecimentos e experiências sobre os “transportes” surgiu entre professores e alunos do PPGT e em 2014 completa cinco anos de realização e consolida as discussões como uma atividade fundamental para o programa. A atividade inovadora iniciou modesta, com a organização e a realização dos workshops de transportes, cuja dimensão e importância que adquiriram os debates, possibilitaram investirmos na ampliação do evento, iniciando os Seminários Internacionais. A realização de eventos com essas características internacionais, nos tempos da globalização, impulsionados pelas tecnologias de comunicação e informação, contribuiu para o amadurecimento das pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos, sendo uma experiência altamente positiva de compartilhamento de ideias e projetos discutidos durante o curso.

Em inúmeros países a preocupação com os problemas que envolvem a mobilidade estão sendo cada vez mais estudados, devido aos problemas ambientais, sociais e econômicos que o uso do automóvel vem provocando. As discussões giram em torno de alternativas para a mitigação das externalidades negativas dos transportes como os efeitos da poluição, acidentes de transporte, congestionamentos, etc. Inclui-se no debate, as propostas que considerem o uso do espaço com maior eficiência e eficácia para a sustentabilidade urbana. As teorias formuladas, práticas e as políticas implementadas, bem como o desenvolvimento de projetos e novas tecnologias com impactos nos transportes, na mobilidade e no espaço urbano. Nos tempos modernos, esses serão alguns dos temas que serão discutidos no evento.

A cidade de Brasília foi implantada segundo os conceitos funcionalista, privilegiando o rodoviarismo e a construção de grandes avenidas, em detrimento ao sistema de transportes público coletivo de passageiros por ônibus, metrô e os transportes não motorizados, que proporcionam a mobilidade rápida e melhor comodidade aos usuários. Essas características associadas à setorização são os principais elementos do urbanismo moderno, inscritos na “Carta de Atenas”, em 1933. Hoje, as cidades e a mobilidade urbana devem ser compreendidas sob a ótica dos interesses dos cidadãos para se alcançar o bem estar coletivo e o desenvolvimento econômico sustentável. Assim, a “cidade para pessoas” em antagonismo a “cidade do automóvel” para Brasília e a Área Central, e o “Urbanismo e a Mobilidade para o Eixo Monumental” serão temas de discussão no Seminário para a melhoria da qualidade de vida da população candango.

O II Seminário se justifica ainda pela importância e atualidade do tema proposto, principalmente, pelos resultados alcançados no I SIMT, fomentado na troca de experiências entre os participantes nacionais e internacionais, pelas conclusões decorrentes do evento que poderão orientar as diretrizes e políticas para os investimentos, obras e a melhoria da mobilidade sustentável nas áreas urbanas.Esse ano incluímos como justificativa a iniciativa do Serviço Social de Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST/SENAT, que por meio do Instituto de Transporte e Logística – ITL – Escola do Transporte lançou o edital “Apoio ao Desenvolvimento Científico na Área de Transportes” para apoiar projetos de pesquisas interdisciplinares e integrados em relação ao tema proposto para o Seminário e a parceria com instituições nacionais e internacionais. No seminário está previsto o lançamento de livros e artigos científicos para a publicação em periódicos nacionais e internacionais.