O Evento


O evento visa incentivar a reflexão e disseminar aos gestores municipais e à sociedade civil, teorias, práticas e políticas nacionais e internacionais para a mobilidade nas cidades.

Serão apresentadas alternativas para a mitigação das externalidades dos transportes (tais como os efeitos da poluição, acidentes de transportes, congestionamentos, entre outros) e propostas do uso sustentavel do espaço urbano.

Serão tratados temas como a qualidade do transporte público e sua competitividade com os modos individuais, o planejamento da mobilidade e das cidades, as questões relacionadas com a organização, governança, financiamento, tecnologias e inovações para melhoria da qualidade da mobilidade. As conclusões decorrentes do evento poderão orientar as diretrizes e políticas para os investimentos, obras e a melhoria da mobilidade sustentável nas áreas urbanas.

Nas mesas de debate, pesquisadores da Alemanha, Argentina, Brasil, Dinamarca, França, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Turquia, gestores públicos das três esferas de governo, representantes da academia e da sociedade civil organizada discutirão experiências e soluções para a mobilidade urbana.

Os paineis serão moderadas pelo corpo acadêmico da Universidade de Brasília. O público está convidado a participar com comentários e perguntas após a apresentação dos debatedores.

O evento ocorrerá entre os dias 20 a 24 de outubro na Câmara dos Deputados com abertura ao público. As inscrições são gratuitas e limitadas.


Bom evento a todos!


Jose Augusto Abreu Sá Fortes
Coordenador