Painéis 5 e 6

Manhã

Luís Cláudio Santana Montenegro 


Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Planejamento, Gestão e Operações em Corredores de Transporte, em Port Marketing e em Regulação de Transportes Terrestres pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo. Especialista em Regulação de Transportes Terrestres da ANTT desde 2002. Foi Diretor de Sistemas e Informações Portuárias da Secretaria dos Portos (SEP), presidente do Conselho de Administração da Companhia Docas do Pará e responsável pelo Plano Nacional de Logística Portuária – PNLP e pelos projetos de Tecnologia Portuária do Governo Federal, como Porto sem Papel, Cadeia Logística Inteligente e VTMIS. 


Marcos Vinicius da Silva 


Mestrado em Prevenção da Violência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Gestão de Projetos Estratégicos pela Fundação João Pinheiro. Formado no curso de extensão para Educadores de Trânsito pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Curso Superior em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário UMA. Técnico em Estradas e Agrimensura pela Escola Técnica Álvaro da Silveira. 

Atua como Supervisor Técnico em Transportes e Trânsito na Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). Foi supervisor de Informação Eletrônica, coordenador de Projetos de Educação no Transito na BHTRANS, consultor em legislação de transportes no Município de Governador Valadares, por designação da BHTRANS. É professor de segurança e educação no trânsito em cursos de especialização e membro no Programa de Redução de Acidentes nas Estradas do Governo Federal (PARE). 


José Ricardo Marar


PhD em regulação de transportes pela Universidade de Londres (UCL). Pesquisador convidado dos Institutos de Direito dos Transportes da Universidade de Estocolmo e do Conservatório de Artes e Ofício de Paris e Rouen (CNAM). Mestre em transportes urbanos pela Universidade de Brasília (UnB). 

Diretor do Departamento de Infraestrutura e Logística da FIESP (DEINFRA), pós doutorando e coordenador do programa de pesquisa em mobilidade urbana e regulação de transportes públicos da Universidade de Brasília, em parceria com a Universidade de Londres.






Michelle Andrade 

Professora do Programa de Pós-graduação em Transportes - PPGT/Unb - Brasil.




Tarde

José Walter Vazquez Filho

Secretário dos transportes - Brasil

Eduardo Fernandez Silva 


Mestre em Economia pelo Institute of Social Studies, Haia, Holanda, especialista em Desenvolvimento Urbano e graduado em Economia. 

É Diretor da consultoria e consultor Legislativo da Câmara dos Deputados. Foi professor nas universidades Federal de Minas Gerais, Católica de Brasília e na Fundação Getúlio Vargas em Brasília e pesquisador da Fundação João Pinheiro – MG. Foi Superintendente de Planejamento da Secretaria de Minas e Energia de Minas Gerais, Secretário de Estado Adjunto de Trabalho e Ação Social de Minas Gerais, Secretário de Estado de Assuntos Metropolitanos de Minas Gerais, e Diretor Geral do Serviço Social do Transporte - SEST - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT. 




Jorge Guilherme Francisconi 


Doutor em Ciências Socias pela University Syracuse, Mestre em Planejamento Regional pela University Syracuse e graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Atualmente é Professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e Diretor Técnico e de Fiscalização na TERRACAP. 





Valério Medeiros


Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Sua tese de doutorado recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Desenho e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: configuração e morfologia urbana, sintaxe espacial, sistemas de informação geográfica, mobilidade, historiografia urbana e patrimônio arquitetural remanescente. 

Atualmente é Pesquisador Colaborador Pleno do PPG/FAU/UnB. Professor do Centro Universitário Unieuro e Analista Legislativo (Atribuição Arquiteto) da Câmara dos Deputados. Artigos derivados do seu trabalho final de graduação foram premiados no Space Syntax Summer Exhibition (University College London, Londres - Inglaterra) e no Prêmio GISBRASIL de Incentivo: da Pesquisa para a Prática (2ª Mostra do Talento Científico, Curitiba - PR).